Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

III SIM Marista

 webbanner-480x360-LA03

O Colégio Marista Paranaense, em parceria com a Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que, há 17 anos, realiza simulações no Brasil, realizará a 3ª SIM – Paranaense (SIM: Simulação Internationali Marista). Esse desafio consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) entre outros. Nesses debates, os alunos assumem o papel de embaixadores dos países que representam no evento.

O objetivo dessa atividade é proporcionar ao estudante o desenvolvimento de habilidades como oratória e negociação. Facilitar a descoberta de sua vocação profissional nas áreas de humanidades, tecnologia ou saúde. Proporcionar uma vivência de temas relevantes e atuais. Enfim, auxiliar na construção de uma sociedade melhor.

A natureza dessa atividade é acadêmica, devendo o participante, com auxílio da equipe organizadora, realizar pesquisa em áreas do conhecimento humano (saúde, tecnologia e humanidades). Posteriormente, ela será colocada na forma da política externa de um país em um fórum multilateral semelhante ao da ONU.

Nesses fóruns, os alunos tornam-se delegados do país ou entidade que representam e devem defender o ponto de vista dos mesmos nas questões de atualidade propostas. No final da discussão, as ideias apresentadas devem ser organizadas em documento formal, que segue o mesmo padrão daquele utilizado pelas Nações Unidas ou órgão simulado, sendo essa uma resolução para os tópicos propostos. Nesse quesito, trabalha-se a habilidade da escrita formal, que é de fundamental importância para o bom desempenho do aluno ao longo da simulação, de sua vida acadêmica e profissional.

Para que o estudante se torne apto a participar de tais atividades, não somente no campo da pesquisa, mas também no conhecimento das regras da simulação, na prática da oratória e da negociação, é realizado um treinamento para os alunos. O participante descobre como lidar com as outras pessoas e como falar em público, por meio de minicursos que antecedem o evento.

O aluno realiza uma pesquisa na área de seu maior interesse; essa é acompanhada pelos universitários e por professores da Escola. Aprende-se como e onde pesquisar, assim como também se descobre se a área da pesquisa é aquela de seu interesse na universidade. Dessa forma, ele acaba decidindo com maior clareza a opção que fará no ensino superior. Outro ponto de destaque é que o aluno passa a dedicar maior atenção a assuntos da atualidade auxiliando na formação de sua consciência cidadã.

“Estudar é a principal ação do aluno ao interpretar seu papel e exige disposição, empenho para conhecer, aprender e produzir conhecimentos; envolve a problematização, o questionamento e a busca por respostas.”

(Projeto Marista para o Ofício do Aluno, p. 119)

Com isso estimulamos nossos alunos a mediar seu próprio estudo e com ele renovar suas intencionalidades acadêmicas e sociais.

Os alunos que obtiverem melhor desempenho serão convidados para a última etapa do MIB (Modelo Internacional do Brasil), uma simulação de elite em nível nacional.

 O estudante Arthur Tochetto Dal Piva, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, participante DA 2ª Simulação ONU Marista recebeu o prêmio máximo do MIB: a oportunidade de viajar à Harvard, para participar de simulações internacionais.

As inscrições para 3ª SIM- Marista Paranaense deverão ser feitas no site www.internationali.com.br, no período de 01 a 11 de maio de 2018. Haverá uma taxa de inscrição para despesas do evento, como pagamento dos cursos, pastas, coffee breaks da conferência etc; a taxa deve ser paga diretamente no site no ato da inscrição. O traje para esse evento é o esporte fino.

Os participantes receberão certificados válidos em inserção de currículo. O primeiro lugar da final nacional dos últimos dois anos recebeu como prêmio passagem, hotel e taxa de inscrição para participar da Simulação da ONU da Harvard University nos Estados Unidos; sendo esse também o prêmio previsto para esse ano.

Portanto, a 3ª SIM- Marista Paranaense também proporciona, ampliação de conhecimentos acadêmicos internacionais. Esperamos contribuir na formação daqueles que futuramente estarão formulando o processo decisório de nosso país.

 

Serão ofertadas 100 vagas divididas em 05 comitês, divididos entre categorias para o EF – AF (8º e 9º) e EM:

  • O aluno participará somente em um único comitê.
  • O país que o aluno representará será definido pela equipe organizadora.
  • Caso não haja um mínimo necessário para a abertura de algum dos Conselhos ele será cancelado.

 

Organização dos Estados Americanos (OEA) Narcotráfico na América Latina 8º e 9ª
Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) Guerra das Malvinas 8º e 9ª
3° Comitê da Assembleia Geral – Social, Cultural e Humanitário (SOCHUM) Criação do Estado Curdo 8º e 9ª
Organização dos Estados Americanos (OEA) Embargo econômico à Cuba EM
United Nations Security Council (UNSC) Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares EM

                                         

 

Cronograma 3ª SIM- Marista Paranaense

TREINAMENTO PRESENCIAL OBRIGATÓRIO – 09/06/18

Manhã

Abordagem inicial e explicação do comitê/tema: 8h – 10h

Intervalo (lanche na cantina do colégio): 10h – 10h30:

Distribuição de representações e mock simulation: 10h30 – 12h30

Tarde

Regras de procedimento: 14h30 – 16h

Intervalo: 16h – 16h15

Reunião de preparação à Tarde Cultural: 16h15 – 17h30

 

 DIA I – 06/07/18 DIA II – 07/07/18
Manhã:

Credenciamento:  7h30 – 8h30

Cerimônia de Abertura: 8h30 – 9h30

Coquetel:  9h30 – 10h

1ª Sessão comitês: 10h – 12h30

Tarde:

2ª Sessão comitês: 14h – 16h30

Coquetel:  16h30 – 17h

3ª Sessão comitês: 17h – 19h

Manhã:

1ª Sessão Comitês: 8h – 10h

Coquetel: 10h – 10h30

2ª Sessão Comitês: 10h30 – 12h30

Cerimônia de encerramento: 12h30 – 13h30

Tarde:

Preparação da tarde cultural: 14h30 – 15h30

Tarde Cultural: 15h30 – 17h30

 

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.