Agende sua visita Rematrícula

Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

Os Projetos de Investigação criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e criando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínuas.

Criançarte

As artes visuais são o destaque do Projeto Criançarte, que faz uso de diferentes recursos de aprendizagem para que as crianças desfrutem dessa e de outras manifestações estéticas.

Além de valorizar o patrimônio cultural e artístico construído pela humanidade, o Criançarte acaba se tornando uma excelente forma de exercitar a criatividade e a comunicação dos estudantes.

Projeto Convivência Solidária

Os espaços de diálogo e convivência construídos pelas crianças neste projeto abrem um leque de possibilidades para a ação solidária. Por meio de atitudes diretas e planejadas, os estudantes dão início a um processo que leva ao exercício da sua cidadania e ao fortalecimento de atitudes de acolhida e solidariedade.

Ensino Fundamental | Anos Iniciais

Projeto Literatura

A linguagem literária é o instrumento deste projeto e a responsável por mobilizar habilidades como a leitura e a escrita. O objetivo aqui é estimular a formação de sujeitos críticos, que interpretem o mundo e sejam capazes de fazer inter-relações para modificá-lo. A descoberta e a interatividade promovidas pelo Projeto Literatura são um passo a mais no desenvolvimento do protagonismo das crianças.

Aprender Matemática

Presente no cotidiano tanto nas atividades simples como nas mais complexas, a Matemática oferece um vasto universo de interações. Em nossos ambientes de aprendizagem, aulas práticas de Matemática desenvolvem o raciocínio dos estudantes por meio da discussão de situações-problema e da construção coletiva das soluções. As atividades são realizadas de forma desafiadora, divertida e prazerosa.

De um Jeito Diferente

Criado para ser uma fonte de interação entre a criança e a família dentro do ambiente escolar, este projeto promove diversas atividades, oficinas e propostas de convivências nos variados espaços do Colégio. Com foco na presença e na acolhida, são trabalhados valores como o afeto e a solidariedade.

Ensino Fundamental | Anos Finais

Projetos de Intervenção Social

Durante esses projetos, os adolescentes são chamados a vivenciar novos contextos e questões sociais para ampliar sua visão de mundo. A partir do olhar, da escuta e da escolha, são realizadas práticas solidárias para a transformação dessas realidades.

Jornal Ecos do Fundamental

Neste ambiente, que simula uma redação de jornal, estudantes e professores traçam ideias e pautas para a produção de conteúdo jornalístico. Investigação da matéria, apuração de fontes e técnicas de redação jornalística são o pano de fundo para que os adolescentes exerçam seu pensamento crítico e aprendam novas linguagens narrativas e de escrita.

Projeto Resgatando Gentilezas

O Projeto promove momentos de acolhida onde conhecer, receber e acolher o outro são parte dos hábitos criados no Colégio. A socialização e a integração dos grupos são essenciais para a convivência diária. Assim, atividades diversificadas são preparadas para que este seja um momento significativo.

Excelência Acadêmica

Por meio de atividades em diversas áreas do conhecimento, o Colégio Marista Paranaense atua para potencializar, nos jovens,
competências essenciais para a sua formação. É o caso do Projeto Ilha do Mel, que, aplica conceitos como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, estimulando a formação de uma consciência planetária.

Já o Marista Music Awards aprofunda o estudo da Língua Inglesa por meio da música e de novas tecnologias, contribuindo de forma significativa na comunicação e criatividade dos alunos. O Projeto de Iniciação Científica propicia o desenvolvimento amplo das competências na área de pesquisa, bem como o aperfeiçoamento do método científico, ressignificando conceitos e teorias.

Além disso, as aulas de aprofundamento, revisões, salas de estudo, apoio pedagógico e oficinas de redação, aliados a materiais didáticos atualizados e a um corpo docente qualificado, auxiliam ainda mais nessas aprendizagens, fazendo com que nossos alunos estejam confiantes e preparados para o ingresso no Ensino Superior.

Projeto Geração de Valores

Ao inserir o jovem em algumas instituições parceiras do Colégio, o Projeto Geração de Valores busca despertar valores humanos, éticos e solidários. Seja no colégio ou nessas instituições, encontros formativos, coletivos e sequenciais contribuem estimulando a solidariedade e novas atitudes para a promoção e defesa de direitos.

Itens relacionados