Agendar visita
Conheça nossa infraestrutura
Rematrícula
Para alunos Maristas

Projetos Pedagógicos

Educação Infantil

A Educação Infantil dos Colégios Maristas estabelece o início da relação da criança com o mundo. É uma fase de construção das suas identidades, de investigação e das manifestações do afeto, da expressão criativa e da solidariedade. Os ambientes diversificados onde elas estarão inseridas servirão de estímulo a novas descobertas e inesquecíveis momentos de acolhida, integração e amizade. A Educação Infantil marca o começo de uma aprendizagem significativa que continuará por todos os anos de suas vidas.

Projetos de Investigação

Os Projetos de Investigação criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e criando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como reinvenção e fonte de inovação contínuas.

Vivências no Bosque

O Bosque do Colégio é um ambiente especial para as crianças da Educação Infantil. Contatar com a natureza possibilita que a criança desenvolva o pensamento crítico, a cooperação, a colaboração e a criatividade, sendo uma vivência importante para o aprimoramento de suas habilidades sociais. Favorece a interação com o outro, o senso de cuidado com a natureza e a importância de preservá-la.

Projeto Convivência Solidária

Os espaços de diálogo e convivência construídos pelas crianças neste projeto abrem possibilidades para ações solidárias. Por meio de atitudes diretas e planejadas, os estudantes dão início a um processo que leva ao exercício da sua cidadania e ao fortalecimento de atitudes de acolhida e solidariedade.

Ensino Fundamental | Anos Iniciais

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais dos Colégios Maristas leva as crianças a explorar diferentes culturas e linguagens, ampliando seu repertório intelectual, cultural, social e político. Nossa proposta pedagógica é o ponto de partida para que os estudantes mostrem sua voz, debatam diferentes assuntos e comecem a adotar um posicionamento crítico em relação à sociedade e ao mundo.

Projeto Literatura

A linguagem literária é o instrumento deste projeto e a responsável por mobilizar habilidades como a leitura e a escrita. O objetivo aqui é estimular a formação de sujeitos críticos, que interpretem o mundo e sejam capazes de fazer inter-relações para modificá-lo. A descoberta e a interatividade promovidas pelo Projeto Literatura são um passo a mais no desenvolvimento do protagonismo das crianças.

Aprender Matemática

Presente no cotidiano tanto nas atividades simples como nas mais complexas, a Matemática oferece um vasto universo de interações. Em nossos ambientes de aprendizagem, aulas práticas de Matemática desenvolvem o raciocínio dos estudantes por meio da discussão de situações-problema e da construção coletiva das soluções. As atividades são realizadas de forma desafiadora, divertida e prazerosa.

De um Jeito Diferente

Criado para ser uma fonte de interação entre a criança e a família dentro do ambiente escolar, este projeto promove diversas atividades, oficinas e propostas de convivências nos variados espaços do Colégio. Com foco na presença e na acolhida, são trabalhados valores como o afeto e a solidariedade.

Projeto de Intervenção Social

Potencializar vivências significativas de protagonismos compartilhados é o foco do Projeto de
Intervenção Social, promovendo leituras da realidade e tomadas de posições dos sujeitos escolares,
indo ao encontro das situações apresentadas no contexto sócio-histórico em que eles vivem.

Ensino Fundamental | Anos Finais

No Ensino Fundamental – Anos Finais dos Colégios Maristas, os alunos são cada vez mais instigados a expressar suas ideias e a conviver com pensamentos diferentes. Nesta jornada, marcada pela acolhida e pelo contato com as novas tecnologias, surge um vínculo mais forte entre alunos e educadores. Nosso ensino-aprendizagem possibilita que os jovens sejam protagonistas do processo de construção do conhecimento.

“A Educação Marista assume uma concepção cristã e sistêmica da pessoa humana na configuração de uma educação integral, de modo a educá-la na e para a solidariedade, formando agentes de transformação social e encorajando-os a assumir sua responsabilidade pelo futuro da humanidade.”
(Projeto Educativo do Brasil Marista, p. 52)

Projetos Interdisciplinares

Os projetos interdisciplinares são ações didáticas desenvolvidas a partir de situações engajadoras dos Componentes Curriculares envolvidos, propondo aos alunos situações de vivência e estudo para que interajam com diferentes contextos e ampliem sua visão de mundo. A partir do olhar, da escuta e da escolha, são realizadas práticas acadêmicas e solidárias para qualificação das aprendizagens.

Projeto Simulação ONU

Este desafio consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros. Nesses debates, os alunos assumem o papel de embaixadores dos países que representam no evento. O objetivo é proporcionar ao estudante o desenvolvimento de habilidades de oratória e negociação, bem como proporcionar uma vivência de temas relevantes e atuais, por meio da leitura, pesquisa e interação a fim de auxiliar na construção de uma sociedade melhor.

Projeto Popcorn

O Projeto promove a multidisciplinaridade, criando conexões com temas relevantes da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura, expressão corporal, oral, artística e criativa com a produção de roteiros e vídeos para extrapolar as experiências vividas dentro da sala de aula.

Projeto Circuito Projeto de Vida

Os alunos são convidados a descobrir o mundo encontrando novas formas de pensar e agir. São ações que permeiam a transversalidade acadêmica, de modo que o estudante assuma um compromisso consigo e com a sociedade a partir do seu projeto de vida.

Ensino Médio

A excelência acadêmica do Ensino Médio Marista contribui para a autoestima e a confiança dos alunos, além de prepará-los para os desafios do Vestibular, do Enem e demais provas da vida. O bom desempenho dos nossos alunos nos exames fala por si só, mas não para por aí. Nossa aprendizagem busca ser uma ponte entre o jovem e seus sonhos. Ao estimular o protagonismo e a participação juvenil, os valores vivenciados e compartilhados impactam diretamente em cada projeto de vida, pois fornecem a base para uma atuação responsável, solidária e crítica no mundo.

Excelência Acadêmica

Por meio de atividades em diversas áreas do conhecimento, o Colégio Marista Paranaense atua para potencializar, nos jovens, competências essenciais para a sua formação. É o caso do Projeto Ilha do Mel, que, aplica conceitos como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, estimulando a formação de uma consciência planetária.

Já o Marista Music Awards aprofunda o estudo da Língua Inglesa por meio da música e de novas tecnologias, contribuindo de forma significativa na comunicação e criatividade dos alunos. O Projeto de Iniciação Científica propicia o desenvolvimento amplo das competências na área de pesquisa, bem como o aperfeiçoamento do método científico, ressignificando conceitos e teorias.

Além disso, as aulas de aprofundamento, revisões, salas de estudo, apoio pedagógico e oficinas de redação, aliados a materiais didáticos atualizados e a um corpo docente qualificado, auxiliam ainda mais nessas aprendizagens, fazendo com que nossos alunos estejam confiantes e preparados para o ingresso no Ensino Superior.

Projeto Geração de Valores

Ao inserir o jovem em algumas instituições parceiras do Colégio, o Projeto Geração de Valores busca despertar valores humanos, éticos e solidários. Seja no colégio ou nessas instituições, encontros formativos, coletivos e sequenciais contribuem estimulando a solidariedade e novas atitudes para a promoção e defesa de direitos.

Período Ampliado

Para o Colégio Marista Paranaense, permanecer na escola em tempo ampliado é uma oportunidade valiosa para o aluno e sua família. Dentro dessa proposta, os alunos têm a possibilidade de conviver, se relacionar, desenvolver a autonomia, as aprendizagens e as habilidades, num espaço exclusivo, seguro, agradável e acolhedor.
Alunos Maristas que participam do Período Ampliado são ainda mais estimulados ao hábito do estudo diário, praticam atividades esportivas e culturais, participam de projetos por meio da investigação, de jogos e de brincadeiras e reforçam os laços de convivência e amizade. O projeto de internacionalização contempla a aprendizagem da Língua Inglesa em parceria com o Marista Idiomas e, ainda, para os alunos do Ensino Fundamental, o Cambridge Assessment Internacional Education, programa desenvolvido com a Universidade de Cambridge. Para mais informações, a Central de Relacionamento está à disposição.