Agendar visita
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

O Marista Brasil
O Colégio Marista Paranaense integra o Marista Brasil, rede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.

Os Colégios Maristas
Valores e Excelência no Ensino: esse é o Jeito Marista.

Acreditamos na transformação do mundo por meio de crianças e jovens solidários e investigativos, que reconheçam seu papel no mundo e que estejam preparados para uma sociedade em constante transformação.

Nas 19 unidades da Rede Marista de Colégios, os alunos recebem uma formação integral composta pela tradição de nossos valores e pela excelência acadêmica de uma aprendizagem significativa e transformadora.

PRESENTE HÁ UM SÉCULO

O Colégio Marista Paranaense tem suas origens no Liceu de Curitiba, criado pela Lei Provincial de São Paulo nº 13; de 13 de março de 1846.

Em 23 de junho de 1901 os Padres Lazaristas assumiram a direção do Seminário São José, que em 1938, já com o nome de Internato do Ginásio Paranaense, foi assumido pelos Irmãos Maristas.

Em 02 de abril de 1943 o colégio recebeu seu nome atual: Colégio Marista Paranaense. Por 44 anos o colégio funcionou exclusivamente em regime de internato, passando posteriormente para externato.

Em 1975 foi admitida a primeira menina, iniciando-se com isso a educação mista.

No período de 1979 a 1999, inúmeras reformas e novas construções ampliaram o colégio.

Destaca-se neste período, a construção da Residência Marista dos Irmãos, no Bosque do Colégio, e em 1988, a desativação do Internato Paranaense.

No período de 2000 a 2008, outras reformas e ampliações foram realizadas, bem como a restauração completa do prédio central e alas laterais, estrutura tombada como patrimônio cultural de Curitiba.

Passados 100 anos, o Colégio Marista Paranaense reúne fatos que marcaram a história da comunidade local e nacional, tendo formado ilustres personalidades e profissionais das áreas política, cultural, científica e educacional do cenário estadual e nacional.

Itens relacionados

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?

Colégios Maristas

Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.