Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Brinquedos da Natureza

Atualmente muitos são os estudos voltados entre a relação da criança e a natureza. Este tema é abordado pelo artista plástico Gandhy Piorski, que entre vários raciocínios, os denominados “brinquedos da natureza”. Cada elemento natural terra, água, ar e fogo sugere um tipo de brinquedo, com movimentos e olhares específicos. Pensando nas diversas possibilidades dessa relação, as crianças do infantil 3 vivenciaram o brincar a partir dos 4 elementos da natureza. O bosque, com toda sua riqueza biológica, vitalidade, investigação e do próprio brincar, serviu como espaço para que as crianças fossem protagonistas nessa experimentação dando asas à imaginação e criatividade.

ELEMENTO TERRA: Os brinquedos da terra são aqueles do universo da casa, da família, os que imitam a vida cultural, os que têm contato com a matéria e os de pés no chão, os que Fotos no sugerem um enraizamento social. Brincar de se aterrar na areia, de moldar objetos com barro e de investigar o que se tem dentro das coisas – como a anatomia de animais –, por exemplo, são brinquedos da terra. Brincar de casinha, fazendinha, cozinha, montaria, carros de boi, são todos pertencentes ao elemento terra por sua dimensão cultural e por fazerem com que as crianças criem novas formas de cultura através de sua imaginação. As brincadeiras da casinha ou de fazer comida de terra, por exemplo, se remetem à nutrição, ao servir, à partilha, ao cuidar de bonecas (crianças), ao carinho pela família.

ELEMENTO AR: Os brinquedos do ar são aqueles que ampliam a visão e os sentidos, que trazem a contemplação, que remetem a uma ideia de leveza e que sugerem um deslocamento social. As pernas de pau entram nesta categoria, pois a criança, ao usar o brinquedo, amplia sua visão do mundo, a enxerga sob outra ótica. Petecas, pipas, aviãozinho e todos os brinquedos que dependem de aerodinâmica, também são do ar. Brincadeiras com penas – que observam ou imitam pássaros –, com asas, ou até pulos expansivos também são considerados brinquedos deste elemento da natureza.

ELEMENTO ÁGUA: Os brinquedos da água estimulam o olhar da natureza, bem como a simetria e o equilíbrio. Os melhores exemplos destes brinquedos são de coisas que flutuam, como barquinhos feitos com os mais variados materiais – sempre montados para não virarem com o movimento da água e não se afundarem nela, através da citada visão de simetria e equilíbrio. Brincar de pescaria também entra nesta categoria. Os brinquedos da água são os da fluidez, da leveza, os que superam obstáculos.

ELEMENTO FOGO: Os brinquedos do fogo são os que sugerem explosão corporal, adrenalina. Um exemplo é a brincadeira de pular corda, que usa muitas expressões como “queimou” ou “foguinho”. Brincadeiras de sombra ou de fazer cinema, com lanternas ou velas, também são do elemento fogo. Os brinquedos deste elemento sugerem certa transgressão, como por exemplo, pegar fósforos escondido. As crianças que brincam com fogo desafiam ordens e medos, além de provocarem superações. Brincar de fazer comida com fogo imaginário, também é um exemplo de brincadeira deste elemento.

 

Clique aqui e confira o link do Território do Brincar, com parceria do Instituto Alana, fonte de inspiração e referência.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.