Um momento de vivência no bosque despertou a curiosidade das crianças sobre “casquinhas” de pinhão encontradas em algumas áreas desse espaço, as quais coletamos e trouxemos para a sala. Na roda de conversa, muitas perguntas surgiram: “De onde vem o pinhão?”; “Como se chama a árvore de onde ele vem, como ela é?”; “Quem comeu o pinhão de dentro das casquinhas?”. Assim, começou o nosso projeto de investigação: “De onde vem o pinhão?”
Muitas pesquisas e descobertas aconteceram! Realizamos o levantamento de hipóteses e momentos de estudo do meio no bosque, nos quais, cada criança fotografou a árvore que, de acordo com a sua percepção, é aquela de onde vem o pinhão. Analisamos coletivamente todas as fotos e decidimos pesquisar imagens na internet e outros materiais para comparar com os registros fotográficos das crianças, confirmando uma das hipóteses sobre a árvore de onde vem o pinhão: a Araucária ou Pinheiro-do-Paraná.
Mas ainda havia uma pergunta que precisava de resposta: “quem comeu o pinhão de dentro das casquinhas?”. Muitas hipóteses surgiram: um pássaro, um esquilo, um macaco, ou um bichinho que estava dentro do pinhão? Para descobrir, as crianças realizaram uma pesquisa com a participação da família. Com o resultado, validamos nossa investigação, concluindo que quem comeu os pinhões que estavam nas casquinhas, pode ter sido uma ave, um macaco, um esquilo ou outro roedor que vive no bosque do colégio.
As descobertas continuaram ao conhecermos a lenda da gralha azul e acompanharmos o crescimento de uma muda de Araucária. Também brincamos com os elementos da natureza e os utilizamos para representar o Pinheiro-do-Paraná. As pinhas da nossa coleção também serviram como inspiração para as nossas produções. Com a ajuda da Professora Tereza (bióloga), um estudo do meio no bosque validou as pesquisas e descobertas do nosso projeto de investigação. Assim, as crianças do Infantil 4D ressignificaram seus conhecimentos e olhares acerca da árvore símbolo da nossa cidade e do nosso estado, compartilhando essas aprendizagens com a comunidade escolar na Mostra Marista de Conhecimento.