Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Notícias

Filtre sua busca

Exploramos o livro The Animals Would Not Sleep, da autora Sara Levine, com ilustrações de Marta Álvarez Miguéns!

A obra, escrita em espanhol e inglês, convida as crianças a descobrirem matemática e ciências de forma lúdica e interativa. Durante a leitura, refletimos sobre diferentes formas de classificar animais e brinquedos, o tema central do livro. As crianças participaram com muito entusiasmo, oferecendo respostas criativas e inteligentes. Também perguntamos: How would you solve Marco’s problem? (Como você resolveria o problema de Marco?), o que despertou muitas ideias interessantes! Além disso, aprendemos novas palavras em inglês e descobrimos formas mais organizadas de arrumar nossos objetos, tanto no quarto quanto na sala de aula. Foi uma experiência divertida e cheia de aprendizado! We have read the book The Animals Would Not Sleep by author Sara Levine and illustrator Marta Álvarez Miguéns! The book invites children to explore math and science in a playful and interactive way. While reading, we thought about different ways to classify animals and toys, the central theme of the story . The children participated enthusiastically, offering creative and thoughtful responses. We also asked: How would you solve Marco’s problem? which sparked many interesting ideas!  They learned new English vocabulary and discovered better ways to organize objects and toys in their rooms and classrooms. It was a fun and rich learning experience!

Finalizamos o nosso projeto “Green Vilma – Insects” com uma atividade super especial: a caçada aos insetos!

Fomos aos jardins do colégio em busca de diferentes insetos, observando-os com nossos “Green Binoculars” e registrando tudo em inglês através de desenhos e palavras. Algumas crianças encontraram ants, beetles, ladybugs e até uma pequena spider , que observamos com muito cuidado, respeitando a natureza e lembrando que não devemos tocá-la. Foi uma experiência maravilhosa, cheia de aprendizado, curiosidade e diversão, encerrando nosso projeto de forma significativa e encantadora!  We enthusiastically concluded our project “Green Vilma – Insects” with a very special activity: an insect hunt! We explored the school gardens in search of different insects, observing them with our “Green Binoculars” and recording what we saw in English through drawings and words . Some children found ants, beetles, ladybugs, and even a small spider, which we observed very carefully, respecting nature and remembering not to touch it. It was a wonderful experience, full of learning, curiosity, and fun a meaningful and delightful way to wrap up our project! 

Do fruto ao sabor: o Infantil 5F conhece o cacau de perto

Por meio do Projeto de Investigação sobre as frutas, as crianças da turma do Infantil 5F tiveram a oportunidade de conhecer de perto o cacau, fruto tão importante para a nossa cultura e alimentação. A proposta foi vivenciar uma verdadeira experiência sensorial, despertando a curiosidade e ampliando os conhecimentos sobre o alimento que dá origem ao tão amado chocolate . As crianças observaram o fruto com curiosidade, sentiram sua textura e aroma e, com brilho nos olhos, experimentaram as sementes. Entre surpresas e descobertas, o momento despertou ainda mais interesse pelo universo das frutas. Essa experiência aproximou as crianças do cacau e mostrou a importância de valorizar os alimentos em sua forma natural, descobrindo novos sabores. 

Estações de Aprendizagem tornou a lógica divertida!

Assim foram as aulas propostas por diferentes estações que aprofundaram os conhecimentos na área da adição, subtração, multiplicação, ordem e sequência, além dos números ímpares/pares e contagem em termos de dezena/centena! Uauuuu! Aula profunda e dinâmica assim, fica gostoso de aprender!  Nesse formato, os estudantes exploraram os conteúdos de forma prática e colaborativa, desenvolvendo autonomia e construindo o conhecimento de maneira criativa.

O médico oftalmologista Dr. Felipe Battaglin, pai da nossa estudante, que aceitou o convite e veio conversar com a turma do 2º ano G sobre o nosso PIS – “Menos tela, mais diversão”.

Na primeira semana de setembro, recebemos em nosso colégio, o médico oftalmologista Dr. Felipe Battaglin, pai da nossa estudante, que aceitou o convite e veio conversar com a turma do 2º ano G sobre o nosso PIS – “Menos tela, mais diversão”. As crianças fizeram muitas perguntas sobre miopia e saúde dos olhos, mostrando interesse e curiosidade pelo tema. Agradecemos imensamente por esse momento de partilha e aprendizado que tornou nossa reflexão ainda mais especial!

Chá com brincadeira

Em nosso parque, o Infantil 2A viveu uma manhã encantadora ao lado das famílias. Entre folhas, gravetos e a imaginação das crianças, surgiram comidinhas feitas de terra, temperadas com riso e afeto. Cada gesto simples carregava o valor do brincar livre, do encontro e da criação coletiva. Ao final, todos se reuniram para compartilhar um delicado chá de hortelã, aquecendo os corações e celebrando o sabor da natureza, que nos une e nos convida a viver a infância em sua forma mais pura e verdadeira. Foi um momento em que a alma brincante se fez presente, lembrando-nos de que, quando nos permitimos brincar juntos, despertamos também a infância adormecida nos adultos, aquela que nos convida a olhar o mundo com encantamento, simplicidade e alegria renovada. Como nos inspira Loris Malaguzzi: “Nada sem alegria”. E foi exatamente assim que vivemos essa manhã, na beleza do encontro entre crianças, famílias e a força da infância que habita em todos nós. 

Um santo do nosso tempo, padroeiro da internet

No último domingo, 7 de setembro, a Igreja Católica celebrou a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano que faleceu em 2006, aos 15 anos, e que será lembrado como o primeiro santo millennial da Igreja. Apaixonado pela Eucaristia e pela evangelização no digital, Carlo soube transformar a internet em espaço de fé e testemunho. Entre videogames e tecnologia, ele dedicou sua vida a mostrar que a santidade não está distante, mas pode ser vivida no cotidiano, de forma simples e autêntica. Sua canonização foi reconhecida após dois milagres atribuídos à sua intercessão: no Brasil e na Costa Rica. Em homenagem a canonização do jovem Acutis, realizamos na última semana algumas celebrações com nossos alunos do 2° ao 5° dos anos iniciais em nossa Capela, com uma ambientação com elementos importantes para Carlo. Para nós, Maristas, a vida de Carlo é inspiração e diálogo com nossa missão: estar próximos da juventude, evangelizar nas realidades de hoje e ousar ser presença transformadora também no mundo digital. Que sua história continue inspirando jovens e adultos a viverem com fé, alegria e coragem!

A turminha do Infantil 2B está mergulhada em um processo de descobertas com tintas naturais, explorando como elementos da natureza podem se transformar em arte.

Foi nesse caminho que surgiu a ideia de investigar o repolho roxo, revelando às crianças que os alimentos também podem ser fonte de criação e experimentação. A cada toque, cheiro e olhar curioso, percebemos o quanto essa experiência é potente e significativa para eles. No Ateliê Camaleão, em parceria com a atelierista Carol, o Infantil 2B viveu uma experiência cheia de descobertas!  O repolho, tão comum no dia a dia , virou muito mais que alimento: as crianças exploraram suas folhas, texturas e cores intensas. O que seria descartado se transformou em tinta, que ao ser misturada com limão, bicarbonato e sabonete líquido, revelou cores surpreendentes! Ao pintar o tecido cru, cada pincelada trouxe novas tonalidades , uma vivência que uniu ciência, arte e natureza, mostrando que até um simples repolho pode surpreender.

Projeto: livro Dear Zoo, de Rod Campbell

O interesse das crianças pelos animais de brinquedo da sala nos levou a explorar o livro Dear Zoo. Aprendemos novas palavras em inglês como elephant, giraffe, lion, monkey, snake, frog, camel e puppy, ampliando o vocabulário de forma divertida. Fizemos atividades criativas com pintura e colagem, exploramos o conceito de tamanho (big vs. small) em uma atividade de classificação e também brincamos com um dado de animais, representando ações como stomp like an elephant e jump like a frog! Assim, trabalhamos linguagem, atenção, expressão corporal, criatividade e imaginação, sempre de maneira lúdica. Project: Dear Zoo by Rod Campbell The children’s interest in the animal toys in our classroom led us to explore the book Dear Zoo.  We learned new words in English such as elephant, giraffe, lion, monkey, snake, frog, camel, and puppy, expanding our vocabulary in a fun way. We did creative activities with painting and collage, explored the concept of size (big vs. small) through a sorting activity, and also played with an animal die, acting out actions like stomp like an elephant and jump like a frog!  Through this project, we developed language, attention, body awareness, creativity, and imagination, always through play.

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




© Copyright 2000-2025. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.