Em um dia ensolarado, os alunos do Infantil 4 se divertiram brincando de praia. Sentiram o calor do sol no corpo, a textura e a materialidade da areia, construíram castelos e esculturas, brincaram de vôlei de praia, trazendo em suas narrativas as memórias de dias felizes que já viveram neste ambiente.
“Eu adoro ficar enterrada na areia. Sou uma sereia.” Julia, 4 anos
“Que delícia brincar na praia.” Juliana, 5 anos
“Olha o meu castelo, Profe. Um dia já fiz um maior do que esse.” Leonardo, 5 anos.
“Que sol quentinho!” Diana, 5 anos
“Vamos jogar vôlei de praia?” Vicente Pessoa, 4 anos
“O nosso buraco está muito fundo.” Enrico, 5 anos
“Vou tomar um banho de sol.” Vicente Martins, 4 anos
O brincar proporciona o desenvolvimento da identidade e da autonomia, a socialização, o contato com regras sociais, possibilidades de escolhas, resolução de situações-problemas e o desenvolvimento da imaginação através das brincadeiras de faz-de-conta, do jogo simbólico, representativo ou imaginário. Por isso, o brincar de faz-de-conta na Educação Infantil é importante, pois por consequência dessas brincadeiras originam-se todas as outras formas de brincar.
A brincadeira do faz-de-conta possibilita que a criança expresse sua capacidade de dramatizar e aprender a representar, tomando como referência a imagem de uma pessoa, de uma personagem ou de um objeto como, por exemplo, um monte de areia pode se transformar em um castelo, uma menina enterrada na areia transforma- se em sereia, entre outros.