O Programa Miniempresa da Junior Achievement proporcionou aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, uma experiência prática em negócios por meio da organização e da operação de uma empresa, com conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Durante 15 semanas, junto Voluntários do programa, os estudantes criaram e trabalharam na Miniempresa “TASPA”. Que ao final do projeto, recebeu prêmios em reconhecimento pelo trabalho de comunicação nos desafios oferecidos pela NEXA nas redes sociais e de 2ª melhor Miniempresa com 2ª maior pontuação geral entre as participantes e Maior pontuação de RH e Produção.
Parabéns aos participantes.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS
“ Devido a oportunidade oferecida pelo Colégio Marista Paranaense, pude participar do Programa Miniempresa da Organização não Governamental Junior Achievement.
Ao iniciar essa experiência que visava reafirmar os objetivos da ONG de livre iniciativa e comercialização, percebi que o aprendizado iria muito além: pude amadurecer minha participação em dinâmicas de grupo, agregando, assim valores quanto à inserção no empreendedorismo.
Mediante a motivação exercida, ansiei por responsabilidade que com dedicação cumpri. Devo somente agradecimentos à essa oportunidade que proporcionou uma transformação na minha perspectiva de mundo. ”
Maria Eduarda B. Enriconi – 2ª série B
“Participar do Programa Miniempresa foi, acima de tudo, uma experiência de descoberta, desde como criar uma empresa até os pequenos detalhes do nosso produto. Qual vai ser o nome da empresa? Como será o nosso mascote? Como funciona a nossa produção? Eu vou ficar no corte ou na alfinetagem? Do começo ao fim, aprendendo a lidar com pessoas, seja com seus amigos, que produzem ao seu lado. Seja com os diretores, nossos líderes, com os advisers, nossos grandes conselheiros, ou com os próprios consumidores, que apreciavam nossa coragem de ir além. Tão grande quanto nosso aprendizado foi nossa convivência. Poder estar entre amigos, que juntos formaram a TASPA, um time unido, que tinha um ideal, que se ajudava, que produziu algo junto. A TASPA foi muito mais do que um produto, foi a materialização de todo um processo, mostrando que alunos da 2ª série eram capazes de empreender, de inovar, de criar um produto que ficou conhecido por todo o Colégio, de repensar uma coisa tão simples, uma pasta. Animação, motivação, produção, construção, são poucas experiências que, como a Miniempresa, nos proporcionaram um programa prático tão forte. Sou muito grato ao Colégio Marista Paranaense e à Junior Achievement pela possibilidade de imersão num projeto tão completo. ”
Francisco G. G. Duarte – 2ª série B