Durante o segundo semestre os alunos do 6º anos do Colégio Marista Paranaense, desenvolveram o Projeto Arquitetando, trabalhando os conceitos de Matemática e Inglês.
A primeira etapa foi o levantamento arquitetônico, ou seja, uma coleta de informações e análise do grupo, visando entender as necessidades do ambiente, gostos e desejos de todos os integrantes do grupo, medidas necessárias, etc. Com esses dados importantes discutidos no grupo, os alunos colocaram no papel as suas ideias para criar os esboços de casas. Durante a segunda etapa os alunos utilizaram o jeito mais rápido para expor de maneira gráfica suas ideias: o croqui. Assim, os grupos fizeram desenhos bem simples, quase abstratos, feito à mão livre e sem réguas dos cômodos da casa. Este recurso serve para que os alunos possam propor volumes e transformar em real algo que estava preso em sua mente, chegando quase a ser possível enxergar como a casa ficaria quando finalizada. Logo em seguida visualizaram espacialmente as ideias e as traduziram em uma planta baixa.
As plantas serviram para visualizar os cômodos, a disposição dos móveis e as áreas livres de forma mais clara, testando, em dimensões mais precisas e em todas as possibilidades o posicionamento de elementos.
Ela também serviu como desenho base para a avaliação oral da disciplina de inglês. Na quarta etapa ideias ganharam vida. Foram utilizadas casas e móveis de madeira, no estilo casa de boneca, transformando os ambientes planejados em situações próximas do real. Na quita etapa, para aprimorar suas ideias, os estudantes customizaram e fizeram os modelos 3D das casinhas com um aplicativo nos tablets. Para encerrar o projeto, estimulando a vivência da solidariedade, as casinhas construídas pelos alunos, foram doadas para o Centro Social Marista, no bairro Fazendinha.
#OrgulhoMarista