Dentre as atividades de abertura do Projeto Campanha da Fraternidade 2017, contamos, no último sábado (25/03), com a presença dos alunos, famílias e docentes da Educação Infantil para a apresentação da peça teatral “Natu e Gari em Plantando uma Semente”, encenada pelo Grupo Parabolé. Abordando situações do cotidiano e o contexto em que atualmente vivemos, a peça procurou reafirmar a importância dos pequenos gestos de cuidado com a natureza a partir de uma consciência planetária, que é uma das dimensões do trabalho pedagógico-pastoral na Educação Infantil.
Além disso, nessa mesma data, um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio dirigiu-se à Ilha do Mel, no litoral paranaense, para uma atividade de reconhecimento do patrimônio ambiental da região e de preservação daquele espaço, recolhendo o lixo indevidamente depositado no local. A atividade possibilitou igualmente o aprofundamento do tema biomas, central na Campanha da Fraternidade deste ano.
Na semana que antecedeu a essas duas ações, outras duas atividades foram realizadas. Os alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) confeccionaram painéis sobre o tema da Campanha, utilizando desenhos e fotos relativas ao cuidado com o planeta. Os painéis permaneceram em exposição nas dependências do Colégio ao longo de toda a semana e também no local da apresentação teatral com a Educação Infantil.
Por fim, os alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) produziram vídeos sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017, explicando seus objetivos e apontando ações que promovem o cuidado dos biomas: sua vegetação, recursos hídricos, fauna e povos. Os vídeos encontram-se postados nas redes sociais do Colégio.
“Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida.” (Papa Francisco, Laudato Si` 202)
Clique aqui e confira os Videos: