Na última quarta-feira de maio, a pequena Beatriz, do Infantil 4E, chegou à sala com um brilho nos olhos e um pote nas mãos. Nele, um pé de feijão exuberante, com duas vagens, cultivado com muito carinho desde o início do ano letivo. A conquista logo encantou os colegas, despertando curiosidade.
A experiência começou em fevereiro, quando cada criança plantou sua sementinha de feijão. Mais do que uma atividade de cultivo, foi um exercício de valores: cuidado, amizade e gestos que florescem no cotidiano.
Nas semanas anteriores, a turma explorava as linhas da natureza. Durante uma caminhada, Anthony observou raízes no chão do bosque. Inspirada, Beatriz compartilhou que seu feijão também tinha raízes e trouxe o pote para mostrar à turma. A sala se encheu de alegria e encantamento!
Com esse gesto, Beatriz reavivou saberes e fortaleceu vínculos com o conhecimento e com a natureza.
Como nos lembra Jorge Larrosa:
“A tarefa da escola, e do professor, é animar o mundo (…), fazer que o mundo fale, que seja significativo. Fazer que o mundo seja importante em si mesmo (…). Fazer que seja interessante.”
O registro desse momento tão especial foi feito pela professora Francianne. Que a aprendizagem continue viva, assim como essas sementes!